Todos nós já passamos por momentos em que apresentamos sintomas físicos e doenças que não puderam ser detectados pelos exames médicos. Como isso pode ser explicado?
Costumo dizer que quando nosso cérebro fica sobrecarregado e não dá conta de resolver alguma questão emocional, ele aciona o corpo, transferindo a ele a responsabilidade por resolver o conflito.
O corpo por sua vez, produz sintomas que são sinais para nos alertar de que algo não vai bem e precisamos tomar alguma providência para resolver a situação. Seja em mudanças de atitudes ou mesmo de comportamentos.
Precisamos compreender à qual conflito os sintomas se referem. Por que eles elegeram um determinado órgão e não outro? Certamente esse detalhe é importante, pois cada órgão possui uma função e um significado emocional.
A psicoterapia pode auxiliar na compreensão destes sinais, na medida em que sugere reflexões sobre o motivo pelo qual determinado órgão está sendo afetado e o que isso pode significar em seu atual momento de vida.
O trabalho é sempre no sentido de elucidar e integrar o que aflige e não se compreende.
À partir do momento em que o sintoma é compreendido ele tende a desaparecer, pois já cumpriu sua função de trazer à luz a problemática em questão.
Não devemos negligenciar o corpo, dando importância apenas à mente. Nós somos um todo, onde cada parte contribui para a compreensão de nós mesmos.
Psicóloga Clínica Marílis Almeida