Nosso corpo é o espelho de nossas emoções

Todos nós já passamos por momentos em que apresentamos sintomas físicos e doenças que não puderam ser detectados pelos exames médicos. Como isso pode ser explicado?

Costumo dizer que quando nosso cérebro fica sobrecarregado e não dá conta de resolver alguma questão emocional, ele aciona o corpo, transferindo a ele a responsabilidade por resolver o conflito.

O corpo por sua vez, produz sintomas que são sinais para nos alertar de que algo não vai bem e precisamos tomar alguma providência para resolver a situação. Seja em mudanças de atitudes ou mesmo de comportamentos.

Precisamos compreender à qual conflito os sintomas se referem. Por que eles elegeram um determinado órgão e não outro? Certamente esse detalhe é importante, pois cada órgão possui uma função e um significado emocional.

A psicoterapia pode auxiliar na compreensão destes sinais, na medida em que sugere reflexões sobre o motivo pelo qual determinado órgão está sendo afetado e o que isso pode significar em seu atual momento de vida.

O trabalho é sempre no sentido de elucidar e integrar o que aflige e não se compreende.

À partir do momento em que o sintoma é compreendido ele tende a desaparecer, pois já cumpriu sua função de trazer à luz a problemática em questão.

Não devemos negligenciar o corpo, dando importância apenas à mente. Nós somos um todo, onde cada parte contribui para a compreensão de nós mesmos.

Psicóloga Clínica Marílis Almeida

Appointment

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.